8 benefícios do uso das tecnologias em sala de aula

De acordo com um levantamento realizado em 2016 pelo IBGE, 116 milhões de brasileiros possuem acesso à internet e dispositivos eletrônicos como computadores e smartphones. Mas como o uso das tecnologias em sala de aula pode influenciar o processo de aprendizagem?

É inegável que a tecnologia transforma a nossa relação com o mundo. Com os dispositivos em mãos, aproveitá-los para fins educacionais possa ser uma ótima forma de eliminá-lo como vilão. Conheça 8 benefícios do uso das tecnologias em sala de aula.

uso das tecnologias em sala de aula

Leia também:

Amplia o acesso e a equidade entre as pessoas

A sociedade está deixando de lado os livros e outros recursos para se adaptarem à facilidade de um toque. O uso das tecnologias em sala de aula possibilita maior acesso à informação, carecendo apenas de um dispositivo e acesso à internet. Barreiras espaciais e sociais são facilmente rompidas com o uso das tecnologias.

Melhora a qualidade na educação

Devido à instantaneidade e do acesso, em tempo real, a informações de qualquer lugar do mundo, a educação atinge melhorias antes inalcançáveis com métodos tradicionais.

Atende alunos com deficiência

As novas tecnologias, em sua maioria, estão preparadas para satisfazer as necessidades de todos os tipos de usuários. Atualmente existem aplicativos, dispositivos e ferramentas adaptados às necessidades especiais.

Otimização do tempo em sala de aula

Como o apoio desses recursos, o tempo em sala de aula tem um rendimento muito maior já que o aprendizado é mais intuitivo.

Aprendizado em qualquer hora e qualquer lugar

Não existe horário certo para o uso da internet e das novas tecnologias, e essa é uma das principais vantagens. É possível estudar a qualquer hora, de qualquer lugar, sem se limitar à sala de aula.

uso das tecnologias em sala de aula

Aproxima o aprendizado do cotidiano

A crença de que “só aprende em sala de aula” fica para trás. Um leque de possibilidades passa a fazer parte da vida do aluno no momento em que ele pode buscar conhecimento de casa.

Melhora a relação dos alunos com a tecnologia

O fato de as crianças e adolescentes estarem conectados por muito tempo é uma das principais queixas das mães, por exemplo. O uso das tecnologias em sala de aula contribui para um uso mais consciente de todos os recursos que a web pode oferecer.

Facilita o aprendizado individualizado

A tecnologia respeita a individualidade de cada usuário e favorece o seu aprendizado, adaptando-se à rotina do mesmo.

E você? O que acha do uso das novas tecnologias em sala de aula? Comente!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *