Biblioteca na Educação Infantil: Oficinas Literárias

O EaD Espaço Educacional está lançando mais um curso.

O curso Biblioteca na Educação Infantil: Oficinas Literárias traz reflexões acerca da infância, da função social escola, da história das bibliotecas ao redor do mundo e das bibliotecas no Brasil.

Além disso, o curso traz 45 modelos de planejamentos para serem aplicados nas escolas ou enviados para os pais das crianças no período de isolamento social.

Através da literatura, a criança tem a oportunidade de ressignificar a sua vivência, os seu estar no mundo e transformar as suas frustrações em aprendizado. A literatura propicia desenvolvimento emocional quando a criança se identifica com as personagens da história, desenvolvimento social pois a crianças pode refletir sobre regras de convívio e maneiras de relacionar com conflitos sociais, cognitivo, pois amplia sua capacidade reflexiva, linguístico pois amplia a sua capacidade de argumentar, refletir e manifestar suas opiniões acerca de temas específicos, além disso, a literatura explora outros elementos indiscutivelmente necessários para o bem estar da criança como a imaginação e o faz de conta.

Nesse sentido, corroboram conosco pesquisadores como Bruno Bettelhein, Baktim, Piaget, Vygostky, Wallon e muitos outros. A imaginação e a literatura infantil caminham lado e a lado e são indissociáveis nos espaços de educação infantil.

Professor capacitado transformador

Para Bettelhein, os contos contribuem para que a criança ressignifique sua própria existência na busca pelo sentido da vida. Ao ver duas crianças, como João e Maria, serem abandonados pelos pais, a criança sente conforto frente ás suas próprias frustrações e caso tenha vivido algo semelhante consegue vislumbrar possibilidades para viver mesmo enfrentando tais situações.

 

A BNCC destaca que “A literatura nos coloca em contato com aqueles que vieram antes de nós. Ela nos permite criar laços com os que estão ao nosso redor. É nutrição, socialização e, sobretudo, humanização. Quando bem trabalhada no espaço escolar, revela-se um verdadeiro tesouro na preparação de nossas crianças para a vida.”

BARBOSA, Maria Carmem Silveira e HORN, Maria da Graça Souza. Projetos pedagógicos na Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008.

BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fada. Tradução: Arlene Caetano. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980

VYGOSTSKY, L.S. imaginação e o seu desenvolvimento na infância. IN. YGOSTSKY, L.S. O desenvolvimento psicológico na infância. São Paulo: Martins Fontes, 1998.p.107-130.

WADSWORTH, Barry J. Inteligência e afetividade da criança na teoria de Piaget. Trad. Esméria. Rovai,  São Paulo: Pioneira Thomson. 5 ed. 1997. p.2 – 102.

WALLON, Henri. Psicologia e Educação da criança. Lisboa: Vega/Universidade,1979.

_______. A Evolução Psicológica da Criança – Lisboa: edição 70, 1981.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *